9 Motivos para utilizar EPS ao construir ou reformar em 2020

9 Motivos para utilizar EPS ao construir ou reformar em 2020

março 16, 2020 Off Por admin

Em todo o mundo a utilização do EPS ao construir ou reformar é praticamente uma unanimidade. O poliestireno expandido possui tamanha importância na construção de prédios, estradas, pontes e casas que 70% de todo isopor produzido no mundo é destinado a utilização na construção civil.

Este lugar de destaque não é por acaso. Para se ter uma ideia, em uma construção com aproximadamente 200m² a utilização de EPS como preenchimento nas lajes pode reduzir em até 40% o peso total da obra, além é claro, de reduzir o custo total da construção sem prejudicar a segurança do imóvel.

9 Motivos para utilizar EPS ao construir ou reformar em 2020:

1 – Baixa condutividade térmica: Devido à sua estrutura celular fechada e cheia de ar, o EPS inibe a passagem de calor ou frio, alcançando alta capacidade de isolamento térmico.

2 – Redução de peso: Por conta do peso, o EPS pode tornar a obra 40% mais leves e muito mais seguras

3 – Alta resistência mecânica: O EPS possui excelentes propriedades mecânicas, sendo uma boa escolha para isolamento de telhado com suporte de carga, piso, construção de estradas, isolamento de suporte de carga e assim por diante.

4 – Baixa absorção de água: O EPS não absorve a umidade e suas propriedades térmicas e mecânicas não são afetadas pela umidade.

5 – Facilidade de manuseio e instalação: O material pode ser manuseado de forma muito simples, tanto no transporte quanto na aplicação.

6 – Resistência química: O EPS é totalmente compatível com outros materiais utilizados na construção, incluindo cimentos, rebocos, sal, água, etc.

7 – Versatilidade: O EPS pode ser cortado na forma ou tamanho exigido pelo projeto de construção.

8 – Resistência ao envelhecimento: Todas as propriedades listadas acima são mantidas por toda a vida útil do material e duram tanto quanto o próprio edifício. O EPS não é alterado por agentes externos, como fungos ou parasitas, pois não encontram valor nutricional no material.

9 – EPS não pega fogo: O EPS é classificado por normas nacionais e internacionais, como “dificilmente inflamável” ou “de propagação de chamas extremamente baixa”. Caso o edifício pegue fogo, o isopor não vai propagar as chamas, porque o material se extingue quando exposto a altas temperaturas.

Curiosidades sobre o EPS que provavelmente você não sabia.

Por conta da sua versatilidade, o EPS pode ser moldado ocupando qualquer formato. Isso permite que ele seja usado para uma ampla variedade de finalidades diferentes, como:

  • Capacetes para esportes de neve, bem como capacetes de bicicleta
  • Assentos de carro infantis
  • Aparelhos de ar condicionado
  • Assentos para carros esportivos – carros de Fórmula 1 e StockCar
  • Cadeiras
  • Capas de livro
  • Stands de exposição
  • Caixões