Como surgiu o EPS?
Março 10, 2023Você sabe como surgiu o EPS?
O Isopor já faz parte do nosso dia a dia. É usado no artesanato, em grandes construções, nas pequenas reformas, na indústria automotiva e vários outros segmentos. Mas você sabe qual é a origem do Isopor?
Hoje iremos esclarecer essa dúvida, continue lendo este artigo para saber onde, e como surgiu esse material que tanto utilizamos.
A descoberta do poliestireno
O estireno, descoberto por Eduard Simon, em 1839 é uma resina proveniente da árvore-do-âmbar. Durante o período de descoberta e experimentos com o estireno, Eduard percebeu que a resina engrossava e deduziu que isso acontecia devido a um processo de oxidação.
Mais tarde, em 1866, Marcelin Berthelot, químico de formação, identificou que não era a oxidação que deixava a resina mais expressa, mas sim a polimerização. Confira a explicação do fenômeno:
- Monômero: São moléculas que formam as unidades básicas dos polímeros;
- Polímero: É a junção de diversos monômeros;
- Polimerização: É uma reação química que provoca a junção de um grande número de moléculas do(s) monômero(s), formando uma macromolécula.
Portanto, podemos concluir que o poliestireno é um polímero resultante desse processo de polimerização do monômero de estireno.
Na primeira metade do século XX com uma nova solução industrial, o poliestireno foi muito usado em processos de moldagem por injeção, já utilizado para distintas finalidades em diferentes formatos. Nesse período passou a ser utilizado pela guarda costeira dos Estados Unidos na produção de barcos.
Poliestireno Expandido: A origem do EPS como o conhecemos
O EPS como conhecemos hoje em dia é o resultado da expansão do poliestireno, essa expansão de tamanho é muito semelhante ao milho da pipoca enquanto estoura, ou seja, por meio do calor. Quando aquecido, o poliestireno ganha tamanho sem aumentar a sua massa.
Esse material, expandido, passou a ser fabricado em 1949 na Alemanha. Os químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz, por meio de diversos experimentos com o poliestireno, conseguiram produzir um novo tipo de material, dando origem ao EPS Isopor.
Dentre as principais características desse novo material, podemos destacar como fator extremamente relevante para o seu desempenho é que o EPS é extremamente leve, já que é 98% de ar composto de ar, o que traz diversos benefícios para quem o utiliza, como isolamento térmico e modelagem.
O Isopor com certeza mudou o mundo como o conhecemos! Faz parte das nossas vidas, das nossas profissões, das escolas, dos cenários para apresentações, da logística e até de grandes construções urbanas.
Além de tudo, é um material reciclável que pode contribuir amplamente com processos industriais e de construção civil de forma sustentável, e você mesmo pode cooperar para o avanço do índice de reciclagem colocando o material inutilizado em alguma lixeira da cor vermelha ou levar até um ponto próximo da sua casa.
E aí, gostou desse conteúdo? Lembrando que a Polixpan é referência em soluções em EPS para a sua necessidade.