EPS no calor: Quais as vantagens e onde instalar para evitar

EPS no calor: Quais as vantagens e onde instalar para evitar

abril 9, 2021 Off Por admin

Quais as vantagens do EPS no calor?

O EPS (poliestireno expandido) é um material bastante usado em construção residencial ou comercial.

Suas vantagens são popularmente conhecidas pela economia, agilidade no trabalho, entre outras.

Mas, dentre essas, o que mais se destaca em uma construção é o isolamento térmico. Afinal, depois da obra finalizada, o EPS vai ser um bom aliado contra o calor.

Moramos em um país tropical e que em muitas épocas do ano o clima é bem quente, o que torna o uso do EPS um investimento valioso.

Além disso, o isolamento térmico é um cuidado que tem grande impacto na qualidade, durabilidade e economia de uma construção.

Descubra agora por que o EPS tem tantas vantagens no calor. Certamente ele será o material usado e pensado na sua próxima construção.

E para encontrar um EPS de qualidade, com um bom isolamento térmico, escolha o EPS da Polixpan.

Como evitar o calor usando EPS?

Como falamos acima, o EPS possui propriedade para um excelente isolamento térmico em construções comerciais ou residenciais. Ele diminui a entrada, não apenas do calor, mas também de outras temperaturas externas, como um frio mais denso.

Se você preza tanto pelo conforto, como pela saúde e o bem-estar de todos, com certeza vai usar as placas de EPS nos ambientes.

Além disso, a economia também é um ponto forte para quem usa o EPS. Mas não é só isso: além de evitar o calor, os gastos com acondicionamento térmico, ar condicionado e ventilador, são comprovadamente menores em ambientes com o uso do EPS na sua construção.

E ainda tem mais uma vantagem: a prevenção contra o mofo e a umidade, além da valorização do imóvel no mercado.

Demais, não é? Mas além de todas essas vantagens maravilhosas, o EPS é ecologicamente correto.

Saiba mais sobre sustentabilidade e o uso de EPS

Qual o tipo de EPS ideal para evitar o calor?

Claro que para ter o isolamento térmico ideal, existe um tipo de EPS específico. Saber disso é importante, para que você tenha propriedade no assunto e saiba o que está escolhendo. Se você trabalha com construção, conheça qual tipo de EPS sugerir em uma obra.

As placas de EPS ideais para evitar o calor possuem diferentes tamanhos e a sua instalação varia de acordo com a necessidade.

Aqui, na Polixpan, você encontra forros térmicos com espessuras de 4 até 40mm. Sua modulação é de 620 x 620 mm até 1243 x 618 mm.

Além disso, para todos os tipos de forro, a densidade é 11 a 12 kg/m2, com uma condutibilidade térmica (propriedade em bom condutor de calor) de 0,034 Kcal/m.h. ºC e todas na cor branca.

Saber de todas essas informações é importante para o desenvolvimento de um bom trabalho, além de garantir segurança em sua construção. Você vai agregar qualidade e conforto na sua obra.

Como garantir o isolamento térmico com EPS?

Além de usar o EPS adequado e saber a diferença entre eles, entender o processo de criação e desenvolvimento para essas placas de EPS é fundamental.

O EPS é um grande aliado quando se faz necessário o isolamento térmico, e isso acontece porque o material é constituído por cerca de 98% de ar em estruturas de células fechadas.

As placas de EPS possuem muito ar parado, dentro das pequenas pérolas de poliestireno, isso é o fator principal para garantir grandes propriedades de isolamento.

Existem, também, outras propriedades do EPS que permitem maior auxílio na conquista do conforto térmico, evitando o calor. O uso dispensa a necessidade de reforços estruturais, devido ao peso reduzido. Isso sim é uma construção consciente.

Quais os produtos com maior isolamento térmico?

Se você chegou até aqui, certamente vai escolher o EPS na sua próxima construção, seja ela residencial ou comercial. Mas, além de saber como evitar o calor com EPS, é preciso descobrir o produto certo para esse conforto.

Você pode colocar placas de EPS em diversos lugares. Descubra abaixo 3 materiais específicos que vão te ajudar:

Vamos começar pela laje: ela é extremamente importante para um excelente isolamento térmico, e com um bônus, pois a Laje de EPS é ótima também para isolamento acústico. A laje estabelece uma importante barreira contra raios solares, a dissipação de som e calor, bem como o mofo e a umidade, atuando também na impermeabilização da obra. Além da laje, você pode contar com o forro, deixando o ambiente esteticamente mais bonito.

O forro tem influência direta na iluminação e na acústica dos ambientes, além da economia, diminuindo o consumo de ar condicionado. É uma solução inovadora e funcional, trazendo um acabamento moderno e perfeito para o seu ambiente.

E, para finalizar, temos as telhas térmicas ou telhas sanduíches, aliados importantes para o isolamento térmico, que ainda desenvolvem um papel fundamental na construção de telhados resistentes e modernos, minimizando os riscos de enfrentar problemas futuros, como goteiras, infiltrações e manutenções constantes.

A telha térmica compõe uma linha de produtos para isolação térmica especialmente desenvolvida para construção civil.

As telhas termoacústicas de EPS dispõe de características físicas e mecânicas elevadas, além de excelente resistência térmica a altas e baixas temperaturas.

A estrutura de células fechadas, cheias de ar, dificultam a passagem do calor, o que confere ao EPS um grande poder isolante.

Tecnicamente, a POLIXPAN fornece apenas os núcleos de EPS para isolamento e orienta que seja utilizada uma espessura mínima do núcleo de 30mm, bem como uma densidade mínima de 12 Kg/m³ do EPS retardante à chama.

Onde instalar o EPS para evitar o calor?

Tenha maior segurança ao instalar as placas de EPS, além de tudo que já mostramos aqui.

O EPS se adequa com facilidade a vários ambientes, desde os mais simples e comuns, até aqueles sofisticados e complexos.

Sendo um material de fácil manuseio e tendo um recorte simples, que pode ser executado no canteiro, são posicionados nas coberturas ou telhados dos edifícios com o objetivo de reduzir a quantidade de calor transmitida entre os ambientes externo e interno.

Por ser um produto bastante versátil e leve, é possível aproveitá-lo em conjunto com variadas tipologias de lajes.

Com os materiais certos e procedimentos adequados, um sistema de isolamento térmico eficiente pode ser aplicado com maior agilidade, segurança e economia, inclusive em construções já concluídas em alvenaria comum.