Painéis de EPS para Construção Civil: Vantagens e Desvantagens

Painéis de EPS para Construção Civil: Vantagens e Desvantagens

abril 7, 2021 Off Por admin

Painéis de EPS para Construção Civil: Vantagens e Desvantagens

O EPS vem sendo muito utilizado nas construções, seja pela qualidade, pela agilidade, pela economia, e/ou pela segurança. Os produtos com EPS são importantes para obras em geral, mas hoje, falaremos especificamente sobre a construção civil.

Vamos explicar por que usar EPS na construção civil, suas vantagens, se existem desvantagens, mas, acima de tudo, você vai descobrir que aqui na Polixpan você vai encontrar o EPS ideal!

Fornecemos materiais em EPS (isopor) para todas as áreas da construção civil, fábricas de colchões, materiais para isolamento térmico e acústico, papelaria, decoração e cortes especiais.

Não perca mais tempo, o EPS que você procura, está aqui!

O que são painéis em EPS?

O painel de isopor para construção é utilizado como um sistema inovador de paredes divisórias, que substitui com grandes vantagens as tradicionais paredes de alvenaria e divisórias de gesso acartonado.

O painel de isopor para construção é extremamente eficiente e foi projetado para ser trabalhado por qualquer profissional da obra, sem dificuldades, além de reduzir consideravelmente o custo total do projeto e oferecer mais conforto térmico para os futuros moradores do imóvel.

Os painéis são compostos pelo núcleo em EPS revestidos por chapas de aço, normalmente em galvalume e podem ser sem acabamento, chamados de galvalume natural, ou pré-pintado. Um painel de EPS com espessura em torno de 50 mm pesa cerca de 12 kg por metro quadrado.

Onde comprar painéis de isopor para construção civil?

Essa pergunta é muito fácil: na Polixpan, é claro! Aqui você encontra os melhores produtos em EPS.

Somos uma empresa especializada na fabricação de soluções em EPS, ou seja, a mais indicada para você adquirir seu painel de EPS para uma construção de qualidade.

Os painéis são fabricados em malha de aço e possuem espessura variável, que se adaptam de acordo com o projeto.

Quanto custa um painel de EPS?

Entre as opções de construção a seco, o EPS é a que apresenta custo mais elevado, em torno de 20% superior comparado com a alvenaria, contudo, ressalta-se que, pelas suas propriedades funcionais e térmicas, esse custo poderá ser revertido em economia durante a obra, com redução de tempo de construção e de consumo de água, e após sua conclusão, com menor gasto de eletricidade.

Isso em comparação a outros materiais, mas em relação a preços, garantimos o melhor custo para a compra de produtos em EPS. Venha para a Polixpan e confira!

Quais as principais desvantagens de utilizar painéis de EPS na minha obra?

Conheça os cuidados que é preciso ter na instalação dos painéis, todo cuidado é essencial para que a sua construção fique totalmente segura.

Os painéis de EPS, porém, apresentam algumas restrições de uso. O Corpo de Bombeiros não recomenda essa solução para alguns tipos de construções, pois quando o poliestireno expandido é exposto a temperaturas acima de 80ºC, o núcleo começa a se degradar.

Em caso de incêndio, esses valores são facilmente superados e, com o núcleo danificado, há perda de estabilidade da edificação.

Os materiais indicados para esses casos são os que têm núcleos compostos por poliuretano (PUR) e poliisocianurato (PIR).

Nas construções feitas em EPS é recomendável a blindagem dos sistemas elétricos para evitar qualquer contato.
Saiba que, uma instalação elétrica mal dimensionada no interior do painel, pode provocar aquecimento da fiação, gerando algumas chamas, por isso, só é aconselhável a passagem das instalações elétricas por dentro dos painéis se forem os produtos PUR (poliuretano) ou PIR (poliisocianurato).

É possível projetar os dutos para passarem na parte interna dos painéis. Lembrando que, durante a fabricação do EPS, substâncias retardantes às chamas são incluídas na fórmula do produto.

Quais as principais vantagens de utilizar painéis de EPS na minha obra?

As vantagens são muitas, principalmente quando o seu painel for da Polixpan. Mas vamos te mostrar agora o porquê de escolher esses painéis na sua obra.

O isolamento das paredes externas é o mais eficiente, porque diminui as pontes térmicas (é uma fonte de perda de calor) entre o ambiente externo e interno, reduz as variações de temperatura nas estruturas e aumenta a eficiência térmica do edifício. O isolante fica sujeito às solicitações higrotérmicas (à água e ao calor).

Quando os ambientes internos de uma construção possuem paredes que são muros de arrimo, ocorre um desconforto térmico, gerado pela parede que está em contato com o solo. A aplicação de placas de EPS entre o muro impermeabilizado e o solo soluciona esse problema.

O isopor para isolamento térmico da parede deve ser instalado de forma a proteger o ambiente contra as altas e baixas temperaturas encontradas nos meses mais quentes ou frios do ano, melhorando significativamente o conforto térmico e reduzindo drasticamente o consumo de energia elétrica para climatização, podendo ser aplicado internamente ou pelo lado externo das paredes, que é a forma com melhor eficiência, visto que a parede não receberá calor.

Será que ainda tem mais vantagens? Com certeza! A construção com EPS tem vários benefícios, dentre eles:

  • Construção até 40% mais rápido que a de alvenaria convencional;
  • Economia de água, durante a construção, que chega a quase 60%;
  • Baixo peso, reduzindo o custo das fundações com concreto e ferragens;
  • Resistência mecânica e química;
  • Baixa absorção de água;
  • Facilidade de manuseio em obra, com grande versatilidade e precisão;
  • Resistência à compressão;
  • Resistência ao envelhecimento.
  • O EPS não apodrece e nem ganha bolor, não é solúvel em água e nem libera substâncias para o ambiente;
  • Baixa condutividade térmica, o que ajuda a diminuir o consumo de eletricidade. Para entendimento, o EPS é o mesmo material utilizado nos recipientes que mantém alimentos e bebidas geladas;

O EPS é inodoro, não contamina o solo, água e ar, e são 100% reaproveitáveis e recicláveis, podendo voltar à condição de matéria-prima, além de não gerar resíduo de obra.

Isso sim é um produto com eficiência e qualidade. Não perca tempo: na próxima vez que for construir ou reformar, escolha os painéis em EPS da Polixpan.