EPS e Isopor: Qual é a diferença entre eles?

EPS e Isopor: Qual é a diferença entre eles?

Março 17, 2023 Não Por polixpan@admin

O EPS é um produto que faz parte do nosso dia a dia, seja em produtos para casa, como móveis, ou na construção civil, em paredes, forros e lajes.

Esse produto além de versátil e econômico, nos proporciona mais conforto, afinal, quando utilizado na construção da sua casa, o EPS deixa o ambiente com isolamento térmico.

Isso sim é um produto completo, já te mostramos conteúdos sobre o que é EPS, como utilizar o EPS na construção civil, como o EPS evitar o calor e muito mais.

Hoje vamos falar se o EPS e o isopor são diferentes, e quais as diferenças entre eles.
Demais, não é?

Além de informar cada vez mais sobre EPS, temos a empresa mais qualificada no ramo para você ter os melhores produtos em EPS. Com mais de 10 anos no mercado, a POLIXPAN fornece materiais em EPS (isopor) para todas as áreas da construção civil, fábricas de colchões, materiais para isolamento térmico e acústico, papelaria, decoração e cortes especiais.

Como é produzido o EPS?

Saber como é produzido o EPS é muito importante, mas e o que é o EPS, você sabe?
Descubra agora: EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido, foi descoberto na Alemanha em 1949 pelos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz.

O EPS é fabricado a partir de pequenos grânulos à base de petróleo, compondo a família dos plásticos recicláveis. No entanto, 98% do material é composto de ar e apenas 2% de poliestireno. Durante sua produção, o EPS passa por um processo de expansão, por isso o nome poliestireno expandido.

Para que serve EPS?

O EPS é um produto muito versátil, que serve para inúmeras utilidades, dentro e fora de casa, para decorar, construir ou para segurança. Confira algumas utilidades para o uso do EPS:

• Construção e arquitetura: o EPS é amplamente utilizado na arquitetura e na construção civil, com prioridades para isolamento térmico e impermeabilidade, além de ter maior praticidade do que outros materiais.

Desde as telhas e tijolos, o EPS equilibra economia e sustentabilidade para uma construção otimizada, evitando mofo e umidade, por exemplo.

Pode ser utilizado para acabamento e decoração de ambientes internos e externos, bem como as molduras para fachadas, tetos, sancas e cantoneiras. Além disso, pode estar presente nos projetos de construção e arquitetura residenciais ou comerciais, o EPS ainda pode ser empregado em objetos decorativos, como puffs e almofadas, que, além de tudo, são confortáveis.

• Segurança: você sabia que o EPS é utilizado na produção de capacetes, equipamentos e almofadas de segurança? Isso mesmo, seja para atividades ao ar livre, lazer, jogos ou peças técnicas. Mas, atenção: é sempre importante checar se o fabricante realmente adequa os processos produtivos conforme as particularidades do segmento, respeitando as normas em vigor. A flexibilidade do manuseio do EPS, possibilita a sua fabricação em diferentes densidades, conforme a necessidade de cada setor. Isso permite que o material seja produzido com propriedades e finalidades específicas, como a resistência a impactos, por exemplo.

• Eletrônicos e eletrodomésticos: no caso dos eletrônicos e eletrodomésticos, o EPS não serve especificamente para confecção do produto, ele é usado no transporte e acondicionamento, que vão além de proteger os produtos de avarias ou defeitos. O EPS é 100% reciclável e não agride o meio ambiente. Além disso, as embalagens produzidas em poliestireno expandido são mais práticas e econômicas, especialmente por permitirem maior nível de empilhamento, possibilidade de transporte em qualquer posição e mais facilidade no momento de desembalar os eletrônicos e eletrodomésticos, como freezers, geladeiras, máquinas de lavar roupas, micro-ondas, tv’s, monitores, aparelhos de áudio, etc.

Viu, o EPS serve para muitas coisas, certamente ele está mais no seu dia a dia do que você imagina.

Quais as características do EPS?

Que o EPS é um produto maravilhoso, você já descobriu, mas, agora vamos te mostrar quais as suas principais características, o porquê seu uso é tão importante, em várias áreas:

• 100% reciclável e reaproveitável;
• Inerte, inodoro e atóxico;
• Não causa danos à camada de ozônio (não usa CFC nem HCFC no processo de fabricação);
• Sua fabricação e utilização não geram riscos à saúde ou ao meio ambiente;
• Em contato com o solo, não apresenta riscos às águas subterrâneas e tampouco ao subsolo;
• Não contamina o solo, ar e água;
• Fungos e bactérias não se proliferam no EPS.

Viu, só não utiliza o EPS quem não quer! Vale muito a pena!

Como é produzido o Isopor?

O isopor e o EPS são produzidos da mesma forma, já que isopor é o nome que conhecemos popularmente aqui no Brasil para EPS.

O poliestireno, ou isopor, como é conhecido no Brasil, é um polímero aromático sintético feito com o monômero de estireno, um líquido derivado da indústria petroquímica. O poliestireno pode ser rígido ou espumado, mas geralmente é usado na forma branca, dura e quebradiça.

Levando em consideração seu peso, é uma resina muito barata, sendo bastante usada como uma eficiente barreira contra o oxigênio e vapor de água, tendo um ponto de fusão relativamente baixo. O poliestireno é um dos plásticos mais utilizados no mundo, sendo produzidas milhões de toneladas anualmente. O poliestireno pode ser naturalmente transparente, mas geralmente é colorido com o uso de corantes. Geralmente, é usado como uma embalagem de proteção.

A base do EPS (ou isopor) é o petróleo, que forma 2% do produto final, os outros 98% são compostos de ar, portanto, a quantidade de matéria-prima é mínima e permite que o material seja 100% reciclado.

Quais as principais semelhanças entre EPS e Isopor?

Todas, afinal, isopor é o nome popularmente conhecido para EPS, o que varia são os tipos e finalidades de EPS.
Você pode encontrar EPS de tipos diversos para dois segmentos principais: recortados e moldados:
• Os recortados representam as placas de poliestireno, como as direcionadas para a construção civil;
• Os moldados são as peças produzidas com o material, como as caixas térmicas, por exemplo.

O que muda entre os recortados e moldados são as formas de uso, mas, claro, as suas características continuam as mesmas. Ou seja: por isso a maioria das refeições, para entregar, são feitas em produtos de EPS, para manter, assim, a comida quentinha quando chegar até você.

Quais as diferenças entre o EPS e Isopor?

Como mostramos acima, nenhuma, afinal, isopor é o nome que conhecemos popularmente aqui no Brasil para EPS.

As diferenças existem dentro dos tipos de EPS (ou isopor), dependendo da sua finalidade de uso.

Viu? As diferenças até existem, mas não entre o isopor e o EPS.

Agora, vamos lá: na hora de comprar seu EPS, a Polixpan está aqui para te mostrar os melhores, com qualidade, durabilidade e economia.

Vem, nossos especialistas estão aqui para te atender!