Forro de EPS: Cuidados importantes e por que usar?

Forro de EPS: Cuidados importantes e por que usar?

março 12, 2021 Off Por admin

O Forro de EPS é bastante utilizado atualmente para construção civil e não apenas nos forros, o EPS vem ganhando cada vez mais adeptos na hora de começar uma construção.

Conhecendo o seu baixo custo e sua eficiência, é quase impossível não considerar o EPS como opção ideal na hora de construir.

Mas hoje vamos te mostrar os cuidados importantes com seu forro. Se você já construiu e está colocando o forro na sua casa, essa matéria é para você.

Mas, se ainda está no início do projeto e não sabe por onde começar, temos uma matéria especial contando detalhes de como usar o EPS na construção de uma casa: (Colocar o link da matéria Casa de EPS: descubra porque vale muito a pena investir nesse seguimento)

Quais os cuidados, além da estética para o forro de EPS?

Para começar, o forro de EPS, ou laje de isopor, como é conhecido popularmente, têm aspectos indispensáveis na construção. É uma cobertura pré-moldada, feita com estrutura de concreto e preenchida com placas de EPS.

Vale destacar que, o isopor usado em construção civil, não tem a mesma espessura daquele que vimos em embalagens.

Durante o processo de fabricação, o material usado para laje de isopor tem um tratamento diferente, tornando a placa mais resistente.

Agora, vamos aos cuidados, que são basicamente os mesmos que em qualquer construção.

Construa seu forro com produtos de qualidade, basta que você use produtos de qualidade dos melhores especialistas no mercado.

E, nesse caso, você pode contar com a Polixpan, uma empresa com mais de 20 anos no mercado, com produtos de qualidade, que valoriza o trabalho em equipe e respeita o meio ambiente

Como é feita a laje de EPS?

A construção da laje de isopor, ou forro de EPS, lembra o processo de uma laje de concreto convencional. Para começar, primeiro, é feita uma estrutura treliçada com vigas de concreto (vigotas), que será usada como suporte para o isopor de laje.

E como você vai saber qual é a espessura e ferragem ideais para laje de isopor?

Tudo vai depender do tamanho do vão a ser vencido e da carga que será aplicada sobre a laje de isopor. Normalmente, a espessura da laje de isopor varia entre 12 e 30 centímetros.

Depois dessa primeira parte, são instaladas as placas de isopor que vão formar a base da cobertura.

Após a colocação do isopor de laje, ou forro de EPS, é feita a concretagem. O processo é feito com uma máquina para a distribuição uniforme do concreto, nessa parte é fundamental que haja o escoramento da laje antes da concretagem, pois as peças de isopor precisam de uma sustentação para não ceder.

Depois desse processo de secagem do concreto, é necessário tirar as vigas de escoramento da laje de isopor, o processo de secagem da laje de isopor dura cerca de 18 dias, mas esse prazo pode variar de acordo com o tamanho da obra.

Além disso, por fim, é feita a cobertura das placas de isopor com massa corrida, para proporcionar um acabamento mais atraente.

Quais as vantagens de utilizar forros de EPS na sua obra?

Já mostramos ao longo da matéria os pontos positivos do forro de EPS para a sua construção. Mas agora vamos detalhar itens essenciais que não vão mais deixar dúvida: utilizar forros de EPS na sua obra, é a melhor escolha!

  • Uma das principais dúvidas dos clientes em relação a laje de isopor é em relação a sua resistência. Mas nesse caso, podem ficar totalmente tranquilos, porque sim, ela é resistente e, além disso, suporta peso;
  • Bom isolamento térmico e acústico: o isolamento térmico da laje de isopor tem um desempenho excelente, pois consegue equilibrar a temperatura interna e manter um clima agradável no interior das casas.
  • Reduz o custo da obra: no caso da laje de isopor, o risco de perder material e ultrapassar o orçamento com o telhado, é praticamente nulo.
  • Obra mais rápida: o cliente deu um prazo de entrega apertado para a finalização da obra? Então, a laje de isopor é uma opção interessante
  • Facilita as instalações elétricas e hidráulicas: a flexibilidade do EPS é uma vantagem, porque diminui a chance de erros em cortes e evita trincas e quebras. E mais: a laje de isopor facilita o trabalho na hora da instalação hidráulica e elétrica, tornando o processo mais rápido.
  • Mais durabilidade: a durabilidade do forro de EPS é superior ao sistema composto pela madeira, porém, semelhante à vida útil de outras opções convencionais, como o gesso. Além de evitar a proliferação de fungos, insetos e bactérias, o produto pode ser completamente reciclável no momento em que for descartado;
  • Mais detalhes do meu acabamento: o forro de EPS pode receber diferentes revestimentos, como texturas de tecido, de PVC e pintura. Outra alternativa é deixá-lo ‘cru’, mantendo assim seu aspecto visual natural. Nas laterais, o acabamento pode ser com sancas ou molduras. Inclusive, é bastante interessante usar nesses projetos as molduras de EPS, criando assim uma boa integração entre todo o conjunto.

Quantas vantagens, não é mesmo? Agora não resta dúvida que o EPS será o material escolhido para a construção da sua laje.

Qual a metragem do forro de EPS ideal para a minha casa?

Os forros de EPS POLIXPAN possuem total segurança e qualidade. Tendo como característica principal uma ótima capacidade quando se trata de isolamento térmico.

Além disso, reduz os custos com o consumo de ar condicionado e economia em sua obra, além de ser uma solução inovadora e funcional, traz um acabamento moderno e perfeito para o seu ambiente.

Confira abaixo as especificações técnicas dos nossos forros e descubra agora qual o forro ideal para sua casa?

Espessura Modulação Densidade Condutibilidade térmica Comp. ao fogo Cor
30 mm 1243 x 618 mm 11 a 12 kg/m2 0,034 Kcal/m.h. ºC Classe F Branca
30 mm 1243 x 618 mm 11 a 12 kg/m2 0,034 Kcal/m.h. ºC Classe F Branca
4 mm 1243 x 618 mm 11 a 12 kg/m2 0,034 Kcal/m.h. ºC Classe F Branca
20 mm 620 x 620 mm 11 a 12 kg/m2 0,034 Kcal/m.h. ºC Classe F Branca
30 mm 620 x 620 mm 11 a 12 kg/m2 0,034 Kcal/m.h. ºC Classe F Branca
40 mm 620 x 620 mm 11 a 12 kg/m2 0,034 Kcal/m.h. ºC Classe F Branca

Como conseguir um isolamento acústico e térmico com forro de EPS?

Além de todos os benefícios que já explicamos acima, duas vantagens merecem uma explicação especial: isolamento acústico e térmico com forro de EPS.

Considerado o grande diferencial das lajes de EPS, o conforto térmico é garantido pela combinação entre esse material e o concreto. O isopor, aliado à correta espessura da laje, também garante ambientes internos mais agradáveis.

Além disso, no caso do isolamento acústico, existem construtoras e empresas que utilizam o isopor em lajes de piso.

Logo acima dessa estrutura, no contra piso, são empregadas pérolas de EPS. A combinação atenua bastante os ruídos que se espalham entre os pavimentos.

Descobriu agora todas as vantagens e benefícios do uso do forro de EPS na sua construção? Então, não perca tempo e fale agora com a Polixpan.