Painel Monolítico: O que é e como usar em uma construção?

Painel Monolítico: O que é e como usar em uma construção?

março 19, 2021 Off Por admin

Quem convive ou trabalha com materiais de EPS (sigla internacional do Poliestireno Expandido), sabe o que é um painel monolítico, mas isso não se aplica a todo mundo. Por isso, vamos te ensinar o que é um painel monolítico e o papel importante que ele tem na sua obra.

Fique com a gente e saiba mais sobre painel monolítico, certamente você irá tirar todas as suas dúvidas e escolherá o painel monolítico na sua próxima construção.

Caso a sua primeira pergunta seja “onde eu encontro o painel monolítico?”, a resposta é a melhor de todas: na Polixpan. Uma empresa séria, com 20 anos de mercado fornecendo materiais em EPS (isopor) para todas as áreas da construção civil, fábricas de colchões, materiais para isolamento térmico e acústico, papelaria, decoração e cortes especiais.

O que é painel monolítico?

São painéis ou placas de poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido como isopor. O painel monolítico é usado para construção de edifícios, residências, escritórios e indústrias. Seu uso é similar aos blocos de alvenaria estrutural, podendo ser aplicado em sistema misto.

Além de ter a mesma função do bloco de alvenaria, o painel monolítico tem um sistema constituído por importantes inovações tecnológicas, que pode ser trabalhado por qualquer profissional da construção sem nenhum tipo de dificuldade ou adversidade. O painel monolítico ainda oferece um custo reduzido no total da obra e um maior conforto térmico aos moradores do local.

Geralmente, o painel monolítico é fornecido em malhas de aço de 5 por 5 cm, nas dimensões de 3,0m de altura, 1,15m de largura e espessura variável, permitindo construção de paredes com espessura final de 11 a 19cm.

Portanto, agora você já pode dizer que sabe o que é um painel monolítico e, além disso, vai concordar que é uma ótima opção na hora de construir ou reformar.

Como é feito o painel monolítico? 

O painel monolítico, em si, consiste em poliestireno expandido sobreposto por malhas de aço leve, de alta resistência, interligadas por barras de aço.

A ideia original veio da Itália e era voltada para regiões com alta propensão a terremotos, partindo da necessidade de uma estrutura que, além de ser capaz de resistir aos tremores, possuísse isolamento térmico (para suportar os invernos rigorosos) e acústico. A palavra “monolítico” está relacionada a “monólito”, que é uma estrutura constituída por um só bloco de pedra ou rocha.

Podemos afirmar com toda a certeza que, além de econômico, o painel monolítico é muito seguro, duas coisas importantíssimas para qualquer obra.

Quais os cuidados importantes com o painel monolítico? 

Os cuidados com os painéis monolíticos são os mesmos que se deve ter com qualquer outro produto para uma construção, mesmo sendo considerados um dos sistemas construtivos mais avançados, do ponto de vista técnico.

A montagem dos painéis monolíticos de EPS não é complexa, mas requer alguns cuidados para evitar equívocos na construção.

Então, atente-se aos dias de instalação e se assegure de um profissional qualificado para a instalação dos seus painéis monolíticos. Com essa parte bem resolvida, saiba agora quais as vantagens para o uso do painel monolítico na sua obra.

Vantagens

Você chegou até aqui e sabe que o painel monolítico é extremante importante para a segurança e a economia da sua obra. Mas claro, tem muito mais, conheça agora ainda mais vantagens:

  • Material 100% reciclável;
  • Maior economia total na sua obra, de tempo e dinheiro: economia desde as fundações, além de redução na mão de obra, consumo de energia elétrica, na utilização de madeira e do tempo de execução da obra;
  • Impermeabilização da construção;
  • Conforto térmico e acústico dos ambientes;
  • Material mais resistente à chama, adiando a sua proximidade por mais tempo que outros produtos;
  • Facilmente aplicado para fixar as tubulações;
  • Resistente aos cupins e fungos;
  • Seu uso, pode ser desde a parede estrutural ou apenas para fechamentos, sendo produzido em diversas espessuras;
  • Facilidade de manuseio e transporte do material.

As vantagens e facilidades oferecidas pelos painéis monolíticos são muitas. Isso ninguém dúvida.

Agora você já sabe porque escolher o painel monolítico, mas as novidades não param por aí, descubra também como você vai construir a sua casa com EPS – Casa de EPS: descubra porque vale muito a pena investir nesse seguimento.

Como usar na sua obra? 

Os painéis monolíticos são pré-fabricados e leves, formados por uma alma de EPS entre duas malhas eletrossoldadas de aço, ou seja, ideais para a sua construção.

Mas você não precisa ser nenhum técnico para entender a sua funcionalidade, mas sim, para a execução do serviço.

Descubra agora como usar o painel monolítico na sua obra, ou, se você é um profissional da área, conheça como usar de forma correta o painel monolítico.

Para começar, você faz a fundação, como foi projetado, deixando na fundação as ferragens guias (bitola de 10 mm) com altura de 50 cm.

Estas devem ser posicionadas exatamente nas laterais dos painéis, pois serão encaixadas entre a tela e o painel de EPS.

As partes elétricas, hidráulicas e de esgoto, devem estar posicionadas para que sejam fixadas entre a tela e o painel de EPS. Para as tubulações de maiores diâmetros, serão abertas caneletas com insufladores de ar quente.

Além disso, você deve fazer o posicionamento dos painéis de acordo com o projeto, travando um ao outro através de grampos ou arames, e executando o reboco para finalizar o sistema.

Na parte da laje, ela pode ser apoiada diretamente sobre os painéis, executando assim, o encunhamento onde estiverem sendo utilizados como fechamento.

Para finalizar, sobre o reboco, aplicar pintura, massa corrida, gesso, cerâmica, textura e outros.

Claro que essas são explicações voltadas especificamente para os painéis monolíticos, antes de começar qualquer obra, converse com todos os profissionais que irão executar o serviço e tenha atenção aos demais produtos usados na obra.

Mas claro, se tratando do painel monolítico, agora sim você pode dizer que entende tudo sobre o assunto, mas em caso de dúvidas, fale com a Polixpan.

Nossa missão é entregar o produto com qualidade e satisfação para todos os nossos clientes.