Reciclagem do EPS: como fazer corretamente?

Reciclagem do EPS: como fazer corretamente?

Maio 10, 2023 Não Por polixpan@admin

A sustentabilidade é um dos compromissos do Comitê Setorial Abiquim EPS. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda global adotada durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030.

A agenda abrange erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução da desigualdade, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis ​​de produção e consumo, mudanças climáticas, cidades sustentáveis, conservação e desenvolvimento sustentável.

Uso de ecossistemas marinhos e terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização e muito mais.

Os temas podem ser divididos em quatro dimensões

  • Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.
  • Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.
  • Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.
  • Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições a respeito desta agenda. O país tem se posicionado de forma firme em favor de contemplar a erradicação da pobreza como prioridade entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Em relação ao processo de produção podemos citar que a EPS possui:

Baixo consumo de água – Ao contrário de outros tipos de indústrias, o consumo de água durante a conversão do EPS é muito baixo, pois a água como material de limpeza é reutilizada muitas vezes no processo.

Não gera resíduos sólidos – o resíduo gerado é o material que é transformado e reintroduzido no processo: peças acabadas, produtos quebrados ou produtos que não passaram no controle de qualidade de fabricação reentram no processo, nenhum fluxo de resíduos é gerado da fábrica .

Níveis muito baixos de emissões para a atmosfera – Emissões muito baixas para a atmosfera durante a conversão de EPS. Também não há descargas líquidas que possam se estabelecer, portanto, não há poluição das águas superficiais ou subterrâneas.

Algumas características do EPS

  • O EPS é 100% reciclável e reaproveitável;
  • Inerte, Inodoro e atóxico;
  • Não causa danos à camada de ozônio (não usa CFC nem HCFC no processo de fabricação);
  • Não contribui para a formação do gás metano (efeito estufa);
  • A fabricação e utilização do EPS não geram riscos à saúde ou ao meio ambiente;
  • Em contato com o solo, não apresenta riscos para águas subterrâneas nem ao subsolo;
  • Não contamina o solo, o ar ou a água;
  • Fungos e bactérias não se proliferam no EPS;

Reciclagem do EPS

O EPS reciclado pode ser utilizado como matéria-prima na produção de uma grande gama de produtos, tais como:

  • Molduras, rodapés e perfis para construção civil;
  • Solados plásticos para calçados;
  • Insumos para concreto leve para obras civis.

Como descartar o EPS corretamente?

Se você tiver coolers, pratos ou qualquer objeto EPS que não esteja mais em uso, você pode descartar esses materiais de maneira simples e rápida em qualquer lixeira plástica – geralmente vermelha.

Além disso, você pode processar EPS na coleção opcional mais recente. Algumas localidades oferecem pontos de coleta voluntária em diferentes regiões do Brasil, responsáveis ​​por toda a logística reversa do EPS

Como fazer a reciclagem do EPS em casa?

Lembra dos produtos EPS em sua casa ou trabalho? Além de descartar o material como explicamos, você pode reutilizá-lo e transformá-lo em algo útil com suas próprias mãos. O EPS é flexível e fácil de manusear, com muitas possibilidades como:

Compostagem:

As propriedades técnicas do EPS o tornam ideal para hortas e aplicações em jardins. Além de higiene e resistência, o material é capaz de controlar a erosão, aumentar a retenção de água nas plantas, reduzir a disseminação de microrganismos e insetos e promover os nutrientes que o solo necessita. Basta adicionar flocos de EPS ao seu composto doméstico!

Prevenção de Mofo e Umidade:

O EPS é um importante aliado no tratamento e prevenção de mofo e umidade. O material pode ser utilizado em tintas e elementos estruturais para paredes, e até dentro de armários e guarda-roupas, mesmo em ambientes úmidos. Aprenda como!

Artesanato e Decoração EPS:

Talvez você nem saiba que o EPS é reciclável, mas já deve ter ouvido falar que é muito utilizado em artesanato e decoração, certo? O EPS pode ser usado para encher puffs e almofadas, fazer molduras, molduras, murais, placas, caixas personalizadas, vasos decorativos e até brinquedos reciclados como casas de bonecas, aviões e muito mais.

E aí, você já conhece todas as possibilidades que esse material incrível oferece? Você sabia que o EPS é 100% reciclável? Pois bem, agora você já sabe como contribuir para o índice de reciclagem em nosso país, garantindo o melhor destino para o EPS!

Leia também: Propriedades técnicas do EPS: 5 especificações diferentes