Umidade na parede: como evitar o mofo?

Umidade na parede: como evitar o mofo?

Março 31, 2023 Não Por polixpan@admin

É comum que manchas pretas ou verdes apareçam nas paredes da maioria dos edifícios devido à umidade na parede. Mas isso não precisa ser um problema: existem maneiras simples e baratas de trazer outros benefícios ao seu ambiente construído, além de manter a umidade longe de suas paredes.

Problema de mofo

A manifestação de umidade nas paredes pode fazer com que o ambiente fique esteticamente desagradável e mais fresco. Mas o problema não para por aí: as manchas são na verdade massas de mofo, um tipo de fungo extremamente nocivo ao ser humano.

O mofo é causado por uma combinação de umidade e calor – dois fatores que estão frequentemente presentes no clima de grande parte do Brasil. Além de desagradável, o mofo pode causar infecções graves e agravar os casos de asma, afetando principalmente gestantes, bebês e idosos.

Para lidar com esse contratempo e evitar esses problemas, basta evitar a presença de umidade nas paredes.

Soluções de umidade na parede

Existem algumas práticas simples que podem reduzir bastante a umidade nas paredes de um prédio.

No caso de umidade causada por infiltração, vazamentos ou rachaduras devem ser corrigidos. Feito isso, a umidade será bastante reduzida e, com ela, o crescimento do mofo.

Quanto à umidade no solo, a solução é um pouco trabalhosa. É necessário drenar a terra para que esse problema não se repita. Idealmente, as condições de umidade devem ser verificadas antes do início da construção.

No caso de umidade natural e umidade causada pela condensação, a solução é bastante simples, mas pode ser frustrante lidar com o problema constantemente. Como não há fonte real para eliminar, o desumidificador precisa ser substituído a cada 2 ou 3 semanas.

Outros fatores que ajudam a reduzir a umidade das paredes por essas causas incluem o aumento da ventilação do ambiente, a limpeza semanal das telas do ar condicionado e o hábito de manter os móveis afastados das paredes.

Neste caso, os materiais de construção com EPS representam uma solução eficaz para remover a umidade da parede de uma vez por todas.

Seja em painéis que podem ser colocados diretamente na parede com cola de contato, ou no interior de estruturas de edifícios, os painéis EPS não absorvem água e, portanto, protegem contra todos os tipos de umidade. Além disso, não proliferam fungos ou bactérias, eliminando completamente a possibilidade de mofo.

O material também proporciona isolamento acústico e térmico, tornando o ambiente mais confortável e reduzindo os custos com ar condicionado.

Soluções existentes para umidade na parede

O mofo existente continuará a crescer mesmo depois que as fontes de umidade forem eliminadas ou reduzidas. Para resolver isso, recomenda-se raspar a tinta existente na área manchada e lavar as paredes com uma solução de 1L de água e 100mL de água sanitária. Após este processo, as paredes podem ser pintadas.

Este procedimento também funciona bem em azulejos, enquanto o uso de vinagre pode inibir o crescimento de mofo. Para evitar o crescimento, é melhor usar materiais antibacterianos nas áreas afetadas e lembre-se: o sol é o principal inimigo de fungos e bactérias. Abra as janelas o máximo possível para aproveitar a luz do sol.

Gostou desse artigo? Nos acompanhe pelas redes sociais para conhecer mais do mundo do EPS.